#9 MEETUP DE IA – A IA e suas contribuições para a Educação do futuro

Detalhes

1º DEBATE – IMPACTOS DA IA NA EDUCAÇÃO DO FUTURO

A Inteligência Artificial tem gerado expectativas em todos os setores, algumas pessimistas e outras otimistas em relação ao futuro. No âmbito da educação, a IA pode influenciar em muito diversos processos, alterando formatos atuais e possivelmente ampliando o aprendizado.

Porém, toda mudança pode vir acompanhada de riscos e medos. Os professores, escolas e alunos poderão ser impactados e precisam se orientar rapidamente para se prepararem para as novidades que virão.

Em relação ao mercado, esse espera por profissionais diferentes dos que são formados atualmente e este ajuste mercado-escola não tem conseguido aguardar alterações lentas de âmbito governamental que exige aprovações em instituições não preparadas para esta revolução digital em vigor.

Este debate discutirá temos como:

• Como a IA vai mudar o processo de aprendizagem?
• Quais possíveis tendências em IA na educação até 2030?
• Como os sistemas educacionais atuais serão impactados pelas tecnologias de IA?
• Como o professor deve se preparar?
• Como as escolas devem se preparar?
• Como o aluno será impactado?
• Como o mercado recebe e receberá os alunos formados?

Participantes:

Mediador:

Wladmir Cardoso Brandão. Professor e Pesquisador na PUC Minas. CV: Doutor em Ciência da Computação, Mestre em Ciência da Informação, Especialista em Gestão de Negócios pela UFMG e Bacharel em Ciência da Computação pela PUC Minas. Professor adjunto do DCC (Departamento de Ciência da Computação) e pesquisador permanente do PPGINF na PUC Minas, onde coordena o grupo de pesquisa IRIS (Sistemas Inteligentes para Tratamento de Informação). Membro da ACM (Association for Computing Machinery) e da SBC (Sociedade Brasileira de Computação).

Debatedores:

– Luis Enrique Zárate Gálvez. Professor e Pesquisador na PUC Minas. CV: graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidad Ricardo Palma (1987), Lima-Perú; graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003); mestrado em Engenharia Elétrica (1991) e doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Minas (1998) ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Entre as principais linhas de pesquisa encontram-se: Soft-Computing (Redes Neurais Artificiais, Lógica Nebulosa e Computação Evolucionária), Aprendizado de Máquina, Descoberta de Conhecimento e Mineração de Dados, Análise Formal de Conceitos e Ontologia. É autor de 150 trabalhos publicados em periódicos e conferências tanto nacionais quanto internacionais.

– Luciano Sathler. Diretor da Associação Brasileira de Educação a Distância. CV: PhD em Administração pela FEA-USP. Pós-Graduado em Gestão Universitária pela Organização Universitária Interamericana. Reitor do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Diretor da Sucesu Minas. Curador do site http://inovacaoeducacional.com.br.

– Cristiano Lacerda Nunes Pinto. Gerente de TI da Dom Helder Escola de Direito e Coordenador do Curso de Ciência da Computação da EMGE Escola de Engenharia. CV: graduado em Ciência da Computação pela PUC Minas. Mestre em Ciência da Computação pela PUC Minas. Doutorando em Ciência da Computação pela PUC Minas. Cientista de Dados e Co-fundador da DSMiner. Diretor de Soluções Educacionais na SUCESU-MG.

– Victor Salles. Co-Founder & Head of AI and Bid Data na Hekima. CV: Formado em Ciência da Computação pela UFMG, participou ativamente do Movimento Empresa Júnior e se envolveu na concepção da empresa ainda durante a graduação. Possui experiência em desenvolvimento de software ágil, gestão de processos, vendas de soluções complexas e Lean Startup.

– Sérgio Viegas. CEO e Fouder da AION, Vice-presidente de Inteligência Artificial da Sucesu Minas, Criador do Meetup de Inteligência Artificial, Criador do Canvas Cognitivo. CV: Formado em ciência da computação na PUC-MG com MBA pela FGV e Mestre em Administração pela Fumec sobre o tema da Sobrecarga de Informações e a atenção humana. Autor do livro Gestão da Informação e Atenção.