Minicurso: A reciclagem de automóveis no Brasil: tecnologia, legislação e oportunidades de negócio

Carga horária: 08 horas

Data: 25 Abril 2019

Local: Centro Internacional de Reciclagem de Automóveis – CIRA – Campus II – CEFET-MG – Av. Amazonas 7675 – Nova Gameleira – 30.510-000- Belo Horizonte – MG – Brasil

Inscrição: http://conveniar.fundacaocefetminas.org.br/eventos/Forms/Servicos/EventoDados.aspx?action=1011

Com demonstração das tecnologias de desmonte na Unidade Piloto de Reciclagem de Automóveis – UPRA

Objetivos do minicurso:

Apresentar a situação atual da indústria automobilística e do papel da reciclagem e reutilização de materiais e peças veiculares em centros de reciclagem de automóveis. Introduzir os conceitos básicos de segurança e meio ambiente ligados ao processo de desmonte e reciclagem de veículos. Apresentar a lei no 12.977 conhecida como Lei do Desmonte e seus impactos no desmonte de veículos em fim de vida útil no Brasil. Apresentar as características técnicas dos centros de reciclagem de automóveis, apresentando as tecnologias mais avançadas necessárias para ter produtividade e qualidade no processo de reciclagem de automóveis e os cuidados na armazenagem de peças usadas e destinação adequadas de resíduos provenientes do processo de reciclagem de veículos. Apresentar as oportunidades de negócio na reciclagem de materiais e também na venda de peças usadas de veículos.

Conteúdo do curso

08:00 – A reciclagem de veículos no país e no mundo

Situação atual da indústria automobilística no mundo e no Brasil. Importância do processo de reciclagem de veículos para redução de impactos ambientais, melhoria da segurança pública e desenvolvimento econômico do país. Situação da reciclagem de veículos no país e no mundo. Aspectos importantes da lei no 12.977 conhecida como Lei do Desmonte e seus impactos no desmonte de veículos em fim de vida útil no país.

8:30 – 9:30 –  Aspectos ambientais da reciclagem automotiva

Principais desafios ambientais relacionados a veículos em fim de vida útil. Impactos ambientais da indústria automobilística. Princípios do Licenciamento Ambiental no setor automobilístico. Principais resíduos gerados no processo de desmonte automotivo.
Gerenciamento de resíduos e legislação aplicável.

9:30 – 12:00 – Principais etapas do processo de desmonte de veículos em fim de vida úti

Recepção e armazenagem de veículos em fim de vida útil. Drenagem de fluídos do veículo e processo de acondicionamento e armazenagem de fluídos. Desmonte de componentes mecânicos e eletro-mecânicos. Processo de separação de resíduos e peças usadas para comercialização. Caracterização dos principais materiais provenientes do processo de desmonte de veículos em fim de vida útil.

Intervalo para Almoço

13:00 – 14:30 – Saúde e segurança ocupacional em desmonte de veículos

Introdução a SSO. Riscos ocupacionais. Análise de acidentes. Conceitos de insalubridade e periculosidade. Programas de SSO “PPRA, PCMSO, PPRA, ERGONOMIA”. Armazenamento de fluídos. Realização de atividade prática / exercício

14: 30 – 15: 30 – Apresentação da lei no 12.977 conhecida como Lei do Desmonte

Características gerais do Sistema de Trânsito brasileiro. Órgãos e entidades que compõem o Sistema de Trânsito no Brasil e suas respectivas responsabilidades. Conceitos básicos da lei 12.977 e seus impactos nos processos de desmonte, reciclagem e reaproveitamento de peças provenientes do desmonte de veículos em fim de vida útil. Exigências para a obtenção de alvará de funcionamento das empresas de desmonte. Classificação das peças que podem ser comercializadas e não comercializadas pelos desmontes de veículos em fim de vida útil de acordo com a lei no 12.977. Atividades de recuperação de peças permitidas e não permitidas no escopo da lei.

15:30 – 16: 30 – Oportunidades de negócios na área de reciclagem de automóveis

Produtos a serem comercializados a partir do desmonte de veículos. Principais materiais a serem reciclados e estimativa dos valores de mercado destes materiais. O mercado de peças usadas no Brasil e sua importância na sustentabilidade econômica da reciclagem de automóveis. Valores estimativos das diferentes peças usadas comercializadas no mercado. Estratégias de venda e comercialização de peças usadas. Parcerias estratégicas para o sucesso dos negócios na reciclagem de veículos.   

Informações sobre o Professor:

Daniel Enrique Castro, PhD.

Rua Costa Rica 78, Apto. 301 (Sion) – 30.320-030 – Belo Horizonte – M.G.

Tel.:(31) 3285-4627

Cel.: (31) 9 9992-4627

E-mail 1: daniel@plusengenharia.com.br

E-mail 2: cursoengeman@gmail.com

Endereço para acesso do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8209147061260051

Engenheiro aeronáutico, com doutorado na Universidade de Karlsruhe-Alemanha. Trabalhou nas áreas de manutenção, produção e projetos em empresas do setor siderúrgico, geração de energia e aeroespacial na Alemanha, Brasil e Argentina. Especialização em TQC na JUSE-, Japão e em Técnicas de Reciclagem de Veículos na IREC (International Recycling Center), Japão. Palestrante internacional com atuação em Alemanha, Estados Unidos, Japão, Brasil, Chile e Ecuador. Atualmente é Professor Titular do CEFET-MG e coordena o Projeto de implantação da primeira planta de reciclagem de veículos em América Latina no CEFET-MG em parceria com a JICA (Japan International Cooperation Agency).

Professor Titular do Departamento de Engenharia Mecânica do CEFET-MG,

Professor e Pesquisador do Curso de Mestrado de Engenharia da Energia – CEFET-MG

Coordenador do Núcleo de Engenharia de Confiabilidade e Sustentabilidade de Sistemas –CEFET-MG

Coordenador do Curso Lato Sensu de Engenharia de Manutenção da ABRESIN-IEC-PUCMinas,

Diretor da empresa PLUS Engenharia Treinamento e Consultoria Ltda.

Diretor da ABRESIN – Associação Brasileira de Reciclagem e Sustentabilidade Industrial