Estratégias de Empreendedorismo e Inovação aplicadas aos negócios, com ênfase em Transporte Público

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Administração e Engenharia de Transporte.

CARGA HORÁRIA: 288 horas.

MODALIDADE: Curso livre presencial, teórico-prático.

DURAÇÃO: 12 meses (incluindo o período para trabalho de conclusão do curso).

Local de realização:

  • Fundação CEFETMINAS – Rua Alpes, 467 – bairro Nova Suíça – Belo Horizonte – MG (atrás do Campus I do CEFET-MG).

Horário das Aulas*:

  • Quintas-feiras e Sextas-feiras: 19h00 às 22h00 ou;
  • Terças-feiras e quartas-feiras: 19h00 às 22h00

*Durante a inscrição, o aluno deverá informar a primeira e segunda opção de horário. Serão formadas turmas de no mínimo 25 e no máximo 35 alunos com horário das aulas definido pela maioria dos inscritos.

Apresentação

O curso é estruturado em 02 (dois) módulos, com carga horária total de 288 horas, distribuídas entre teoria e prática, devendo ser cumprido num prazo máximo de 12 (doze) meses, incluindo o período de elaboração do projeto de conclusão do curso.

O primeiro módulo com duração de 04 (quatro) é de preparação dos alunos com metodologias e ferramentas para aplicação prática dos conceitos a serem explorados durante o curso e compreende a criação de uma empresa modelo de transporte público, os fundamentos para realização de pesquisa científica, as boas práticas mundiais na gestão de projetos, um panorama da indústria 4.0 e como ela se aplica ao Sistemas Inteligentes de Transporte (ITS).

No segundo módulo, com duração de até 08 (oito) meses, os alunos são encorajados a colocar em prática os conceitos adquiridos durante o primeiro módulo para resolução de problemas reais das empresas onde atuam ou proporem soluções inovadoras para o transporte público. Os alunos serão empoderados com ferramentas para construção de projetos de inovação (Design Thinking, CANVAS Business Model, MVP, Mapa de Empatia, Lean Startup, Customer Development), construirão protótipos das soluções, validarão em escala de laboratório e serão preparados e submetidos a uma banca avaliadora composta de acadêmicos, profissionais, investidores e instituições interessadas na implementação das soluções em escala real, seja como um produto, serviço ou startups de tecnologia na área de transporte.

Na fase de construção dos protótipos, os alunos participarão das seguintes atividades:

  1. Bootcamp: processo de imersão pelo qual serão montadas as equipes e detalhados os projetos (matchmaking) bem o desenho e validação do Modelo de Negócio Canvas de cada um.
  2. Meetup: discussão entre as equipes com convidados externos em um ambiente e momento de networking.
  3. Oficina de prototipagem: atividade de hands-on dos projetos em ambiente de laboratório e teste.
  4. Roadshow: rodadas de negócios com possíveis usuários para validação intermediária das soluções propostas e prototipadas.
  5. PoC: prova de conceito dos projetos em ambiente empresarial (empresas serão contatadas durante o curso e que tenham interesse em testar/validar as soluções propostas pelos alunos).
  6. Demo day: evento de apresentação e validação dos projetos para uma banca de profissionais externos e internos ao curso.

Objetivos gerais

O Curso livre de Estratégias de Empreendedorismo e Inovação aplicadas aos negócios, com ênfase em Transporte Público tem por objetivo aprimorar os conhecimentos técnicos e gerenciais de profissionais ligados à área de transportes, fornecendo-lhes uma visão contemporânea do setor frente aos seus desafios, bem como uma base teórica, prática, empreendedora e de inovação que lhes permitirá um melhor desempenho de suas atividades profissionais nas empresas onde atuam e também capacitá-los a empreender como startups de tecnologia neste segmento.

 

Público Alvo

Profissionais graduados que trabalham na área de Transportes, em entidades ou empresas do setor ou em órgãos na área de saúde, educação, engenharia e planejamento urbano, como Engenheiros, Arquitetos, Economistas, Administradores, Educadores, Advogados, Psicólogos, dentre outros.

 

Disciplinas

Módulo 1

  1. Empresa Modelo de Transporte Público (carga horária: 24h). Caracterização e modelagem de uma empresa de Transporte Público no âmbito da máxima eficiência operacional dentro dos aspectos regulatórios.
  2. Metodologia da Pesquisa Científica (carga horária: 24h). Fundamentos e métodos para elaboração de pesquisa científica e tecnológica. Metodologias de pesquisa qualitativa e quantitativa.
  3. Gestão de Projetos (carga horária: 36h). Gerenciamento de projetos como um Processo Empresarial. Gestão Geral do Projeto. Estudo de viabilidade, integração e encerramento do Projeto.  
  4. Fundamentos da indústria 4.0 (carga horária: 24h). Histórico, atualidades e tendências de mercado. Virtualização, análise em tempo real, descentralização de processos decisórios e modularização.
  5. ITS (Intelligent Transportation Systems) (carga horária: 24h). Análise de big data, mineração de dados, simulação, visualização de dados e internet das coisas aplicada aos Sistemas de Transporte Inteligentes.

Módulo 2

  1. Empreendedorismo e Inovação (carga horária: 36h). Conceitos, características e perfil empreendedor (comportamento e personalidade). Habilidades, competências, visão de negócio. Intraempreendedorismo, ecossistema empreendedor e startups.
  2. Modelo de Negócio Canvas (carga horária: 24h). Conceitos, Design Thinking, Mapa de Empatia, Lean Startup, Customer Development.
  1. Projeto de conclusão de curso e entrega do MVP – Mínimo Produto Viável) (carga horária: 96h). Projeto, construção e validação do trabalho de conclusão de curso através da participação em atividades individuais e em grupo como Bootcamp, Meetup, Oficina de prototipagem, Roadshow, PoC e Demo day.

Corpo Docente

O Corpo Docente será composto por doutores e mestres, com experiência empreendedora.

Coordenador:

Prof. MSc. Bruno Lambertucci Araújo Alberto, e-mail:  bruno@fundacaocefetminas.org.br

Docentes:

Especialista, Ronaldo Zanforlim

MSc. Esdras de Oliveira Eler

MSc. Sérgio Viegas

MSc. Bruno Lambertucci Araújo Alberto

Dr. Sérgio Mariano Dias

Dr. Renato Guimarães Ribeiro

Dr. Paulo Eduardo Maciel de Almeida

Consultores, empreendedores, investidores e acadêmicos de destaque (ad-hoc)

Inscrições:

Seleção: Curriculum Vitae e entrevista.

  • Enviar Curriculum Vitae e o formulário de inscrição para o e-mail: bruno@fundacaocefetminas.org.br
  • Entrevistas a ser agendada por e-mail com os candidatos inscritos.
  • Início das aulas: Primeiro semestre de 2019, com previsão para abril de 2019*.

* turmas com no mínimo 25 pessoas e máximo de 35 pessoas.

Investimento

12 (doze) parcelas de R$ 420,00 e com as seguintes condições de desconto:

  • Funcionários de empresas de transporte público e entidades de classe – 10% de desconto na mensalidade para pagamento até o 5º dia útil;
  • Demais alunos – 5% de desconto na mensalidade para pagamento até o 5º dia útil;
  • Pagamento integral do Curso – 15% de desconto.

Informações

FUNDACAO CEFETMINAS, rua Alpes, 467, bairro Nova Suíça, CEP: 30.480-000, Belo Horizonte – MG (atrás do Campus I do CEFET-MG). Telefone (31) 3314-5200 ou (31) 99739-8837, e-mail: bruno@fundacaocefetminas.org.br