Fundação CEFETMINAS






XII Competição Baja SAE Brasil – Regional Sudeste

A Equipe Cefast Baja, integrante do Núcleo de Engenharia Aplicada a Competições, NEAC, CEFET-MG, participou da 12ª edição da Competição Regional Sudeste de Baja SAE Brasil realizada em Piracicaba – SP, nos dias 24 a 26 de agosto, na Escola de Engenharia de Piracicaba. O evento reuniu 33 das principais equipes/instituições de ensino superior das regiões sudeste e centro-oeste.

A equipe Cefast Baja competiu com o protótipo CB 10.2: um aprimoramento do veículo utilizado na competição nacional desse ano. A equipe Cefast Baja alcançou seu objetivo, passando sem nenhuma inconformidade na prova de segurança e alcançando as seguintes colocações: 3º lugar em apresentação de projeto, 3º lugar em aceleração, 1º lugar em velocidade máxima e 1º lugar no enduro. Em apenas duas provas disputadas que a equipe não terminou no pódio: manobrabilidade que ficou em 4º lugar e o teste de Suspension. A prova de enduro é a principal e a mais difícil da competição, em que os veículos precisam permanecer na pista o maior tempo possível, dando o maior número possível de voltas no intervalo de 3 horas. O protótipo CB10.2 completou 51 voltas, não apresentou nenhum problema mecânico durante o enduro, terminando com duas voltas de vantagem do segundo colocado.

Desde 2010 que a Equipe Cefast Baja não finaliza a prova de enduro em 1º lugar e a coordenadora da equipe, Profa Ivanilza Felizardo, doDepartamento de Engenharia Mecânica do CEFET-MG afirma que testar o veículo em condições adversas e em uma pista que simula obstáculos semelhantes aos encontrados nas competições fez toda a diferença. Desde abril de 2018 que a Equipe conta com a estrutura do Campo de Provas da New Holland Construction, em Sarzedo (MG), nos apoiando totalmente na realização dos testes práticos do veículo.

A equipe Cefast Baja também aproveita a oportunidade para agradecer imensamente o apoio de todos os patrocinadores e apoiadores desse projeto, da Diretoria Geral do CEFET-MG, da Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário, da Diretoria do Campus II, do Núcleo de Engenharia Aplicada a Competições, do Departamento de Engenharia Mecânica, do Departamento de Engenharia de Materiais e da Fundação Cefetminas, o nosso muito obrigada!!!

Nossa próxima meta é a competição nacional que irá ocorrer no início de 2019. Sempre nos períodos de pós competição a equipe passa por um processo de seleção de novos integrantes e quem tiver interesse em fazer parte da Família Baja estamos com as inscrições abertas até 05 de setembro (detalhes em www.cefast.com.br/baja).

     
 

Confira mais fotos e vídeos da competição nos perfis do CEFAST BAJA em redes sociais:

 

Fonte: Equipe Cefast Baja.