Fundação CEFETMINAS






FCM fecha acordo de cooperação com a Hyperloop

O Hyperloop Transportation Technologies, sistema que transporta pessoas e bens em alta velocidade de maneira segura, inaugurou o Centro Global de Inovação Logística em Contagem nesta sexta-feira (6) em um evento exclusivo para convidados, autoridades, estudantes e amantes da tecnologia.

O Centro é o primeiro no mundo focado em desenvolver o transporte rápido de cargas no Brasil, em uma tentativa de melhorar um setor ferroviário que está defasado no país, mas a empresa não descarta a implementação da mobilidade urbana no futuro. A inauguração contou com a presença do co-fundador e presidente da HyperloopTT, Bibop Gresta, da astronauta da NASA e embaixadora da HyperloopTT, Dra. Yvonne Cagle.

Serão investidos aproximadamente US$ 7,85 milhões na primeira fase do projeto, uma parceria público-privada (PPP) que tem o apoio do governo de Minas Gerais, da Federação das Indústrias do Estados de Minas Gerais (Fiemg) e da prefeitura de Contagem.

Com 4 mil m² de área construída – e um terreno de 23 mil m² -, o centro de inovação irá unir  empresas globais, startups, universidades, cientistas e governos para pensar em como solucionar os problemas brasileiros sobre logística e transportes. “O estado de Minas Gerais e o município de Contagem em particular são importantes hubs de distribuição do Brasil”, afirmou Bibop Gresta, presidente da HTT, apontando a posição geográfica e alta concentração de indústrias na região”.

Hyperloop Academy
O brasileiro Rodrigo Sá, diretor global de desenvolvimento de negócios da Hyperloop TT, anunciou também a Hyperloop Academy no Brasil. O projeto de educação da empresa pretende conectar instituições de ensino e programas de inovação em todo mundo aos 900 cientistas e parceiros da empresa. Segundo Sá, instituições como a Escola de Engenharia de Minas Gerais e a UFMG já manifestaram interesse em fazer parcerias com a academia. “Dessa vez, nós brasileiros, mineiros, não seremos mais espectadores de um futuro inovador, porque esse futuro está acontecendo aqui”.

O CEFET-MG, representado pela Fundação CEFETMINAS, assinou na mesma semana, acordo de cooperação com a Hyperloop para contribuir com o Centro de Inovação e a Hyperloop Academy,  proporcionando a seus alunos e professores a oportunidade de participar desse projeto ousado e inovador.

O que é Hyperloop?

Hyperloop é um sistema que movimenta pessoas e bens a velocidades sem precedentes de maneira segura, eficiente e sustentável. É uma tecnologia disruptiva que traz o quinto modo de transporte a realidade, juntando-se aos modais clássicos: rodoviário, ferroviário, aeroviário e hidroviário. As cápsulas de passageiros e de cargas flutuam através de uma rede de tubos de baixa pressão entre as cidades.

A tecnologia de levitação magnética passiva proprietária e um motor de indução linear, combinado com o ambiente do tubo em que o ar é drasticamente reduzido, permite que as cápsulas se movam em alta velocidade com fricção quase zero.