Fundação CEFETMINAS






Fapemig lança programa de apoio à mobilidade internacional de pesquisa

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) lança edital 14/2017 para o Programa de Apoio à Mobilidade de Pesquisa Fapemig e Universidade do Texas, em Austin. A iniciativa visa fortalecer as cooperações científicas entre pesquisadores de Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) do Estado e da Universidade do Texas, por meio do financiamento de bolsas de no mínimo três e no máximo 12 meses de duração.

Os valores das mensalidades das bolsas variam conforme a classificação do candidato, presente nas regras específicas da modalidade Bolsa Pesquisador Visitante (http://www.fapemig.br/apoio/tabelas-vigentes-0/). Ao todo, estão sendo destinados R$ 65 mil.

As propostas deverão ser submetidas, por meio do sistema Everest, até o dia 19 de fevereiro de 2018. O processo seletivo será realizado em três etapas: enquadramento, mérito e homologação. Os documentos exigidos e os itens financiáveis podem ser conferidos aqui.

O coordenador deverá ter vínculo com a Instituição proponente; ser líder de grupo de pesquisa cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); apresentar plano de trabalho a ser cumprido pelo pesquisador visitante na instituição onde está lotado o coordenador; e indicar necessidades, relevância, contribuição e expectativas de resultados para a Instituição decorrentes do trabalho do pesquisador visitante.

Fonte: CEFET-MG