Fundação CEFETMINAS lança FCM-Tech promovendo Seminário de Inovação

O CEFET-MG e a Fundação CEFETMINAS promoveram, no dia 10 de novembro, o Seminário de Inovação- Desafios e soluções para processos de alto desempenho, no auditório do campus II.  Com participação dos professores do CEFET-MG, convidados do setor de inovação de empresas e organizações e órgãos competentes no assunto, o seminário abordou a inovação em dois painéis.

O Professor Flávio Santos, diretor do CEFET-MG, abriu o seminário expondo as expectativas na parceria com a Fundação CEFETMINAS em função de sua nova gestão. Em seguida o Diretor presidente da Fundação CEFETMINAS, Professor Paulo Almeida, falou sobre o lançamento da FCM TECH, novo segmento de atuação da FCM, que chega para acelerar o processo de inovação nas empresas e organizações, com abordagens inéditas e o desenvolvimento de projetos integrados.

Abrindo o painel desafios, Ricardo Ruiz, vice-presidente do INDI comentou de forma esclarecedora sobre a agenda de inovação em Minas Gerais e a atuação do Estado no cenário da inovação no país. Para demonstrar, trouxe dados relevantes referentes a Indústria no estado. A exposição foi uma reflexão sobre como nos posicionamos no mercado nacional e quais os desafios que as empresas de pequeno, médio e grande porte enfrentam.

Dando continuidade as apresentações, o Professor Paulo Beirão, Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da FAPEMIG, descreveu a atuação da Fapemig para incentivar projetos de inovação relacionados à pesquisa e os cases de sucesso nas parcerias com empresas. Para concluir o Sr. Renato Ciminelli, Assessor de Marketing Tecnológico da Fundação CEFETMINAS, falou de maneira realista e provocadora sobre a dificuldade em inovar no Brasil, em especial no setor da mineração, tema no qual é especialista.

O painel soluções teve início com a dinâmica palestra do managing director da Accenture,  Constantino Seixas,  contextualizando os presentes sobre o processo de inovação no mundo em um paralelo com o Brasil e  demonstrando como funciona a Industria 4.0 na prática. Posteriormente o Cônsul do Reino Unido em Belo Horizonte, Thomas Nemes, se pronunciou sobre a o sucesso da parceria entre os pesquisadores do Reino Unido e Brasil e da admiração dos ingleses em relação aos estudantes brasileiros que realizam intercâmbio nos países do Reino Unido. Ressaltou também a importância da mutua colaboração, e os incentivos e investimentos que proporcionados por seu governo para a  pesquisa e inovação em parceria com outros países.

Dando sequência ao seminário, Rodrigo Freitas, gerente geral de mineração da CSN falou sobre o plano adotado para estimular a inovação e como vem sendo o processo de implementação.  Para finalizar, os engenheiros técnicos da Gerdau, Nivaldo Agostinho e Marlon Gouvêa, trouxeram uma exposição sobre as tecnologias utilizadas na Gerdau, que estão em processo bastante avançado, contanto sobre as usinas digitais e demonstrando o funcionamento do Sistema de Monitoramento e Diagnóstico Online utilizado pela empresa.

Após os dois painéis houve interação com a plateia através de perguntas e debate com os participantes. Segundo o Diretor presidente da Fundação CEFETMINAS, Professor Paulo Almeida, “ O evento de lançamento do segmento FCM-Tech foi bastante proveitoso para todos os presentes. De um lado, profissionais do setor produtivo puderam ter uma visão bem objetiva, a partir da apresentação do Constantino Seixas da Accenture, do estado de maturidade e da penetração das ferramentas de Internet das Coisas em escala mundial na indústria em geral. Por outro lado, professores e alunos do CEFET-MG e outros presentes tiveram a oportunidade de ouvir interlocutores de órgãos oficiais estratégicos para a inovação em nosso estado, como o INDI e a FAPEMIG, do setor produtivo e de organismos internacionais, acerca dos desafios e soluções para a inovação nos dias atuais. Neste contexto, a Fundação CEFETMINAS se propôs a atuar como um elemento catalisador de oportunidades de parcerias de base tecnológica entre o corpo docente do CEFET-MG e empresas/indústrias do setor produtivo no nosso estado, com foco na modernização dos processos, aumento da eficiência e da sustentabilidade. A estrutura capilarizada e interconectada das unidades do CEFET-MG no estado de Minas Gerais nos coloca presentes nos principais territórios”.

Mais informações sobre a FCM Tech : www.fcmtech.fundacaocefetminas.org.br